sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Curiosidades sobre o casamento

Porque é que os anéis de noivado devem ter um diamante?
Chamam-se aos diamantes as “pedras de Venus”, a deusa do amor. Ao longo da história, os diamantes foram associados às coisas belas e a sua misteriosa luz interior, ao fogo da paixão. O primeiro anel de noivado com um diamante foi oferecido em 1477 por Maximiliano, da Áustria, a Maria de Burgundy. No momento do pedido de casamento, Maximiliano colocou o anel de diamantes no terceiro dedo da mão esquerda da sua amada. Maria disse que “sim” e nasceu uma tradição. Também há quem diga que o dedo anelar da mão esquerda tem um vaso sanguíneo com a ligação mais próxima do coração.

Porque é que a noiva leva um ramo de flores?
As flores simbolizam a vida, o crescimento, a fertilidade e afastam os maus espíritos. Um ramo de noiva deve levar sempre mais do que uma qualidade de flores.

Porque é que o noivo não pode ver a noiva?
Esta tradição remonta aos ritos primitivos que estipulava que ninguém podia ver a noiva antes de ela passar por todas as mulheres casadas da sua família.

Porque é que se dá uma festa de casamento?
As festas são tão antigas quanto os ritos de casamento. Por exemplo, na cultura da Antiga Grécia o casamento era a única cerimônia em que as mulheres podiam participar.

Porque é que se jogar arroz nos noivos?
É dos ritos mais antigos e exprime o desejo de fertilidade para o casal.

Porque é que se faz um brinde?
A bebida esteve sempre relacionada com o casamento. Nos antigos ritos, o vinho era a bebida utilizada e é referenciada na Bíblia, mas o primeiro registro de um brinde remonta a uma festa de casamento dos Saxões no ano de 450, Antes de Cristo.

Porque é que há um bolo de casamento?
Os bolos sempre estiveram associados aos casamentos ao longo da história. Os romanos partilhavam um bolo confeccionado com farinha, sal e água. Algumas tribos sul-americanas e nas ilhas Fidji também incluem os bolos nas suas cerimônias. O partir do bolo pelos noivos simboliza que eles irão repartir.

Porque é que o noivo deve entrar em casa com a noiva ao colo?
É dos ritos com mais difícil explicação. Uma das tradições avisa que é azar se a noiva cair à entrada de casa. Outra firma que o azar vai surgir se a noiva entrar em casa com o pé esquerdo. Se o noivo a levar ao colo evitam-se estes azares. Uma outra explicação possível remonta ao costume anglo-saxão em que o noivo roubava a noiva e carregava-a às costas.

Qual a origem de Lua de Mel?

Que na antiguidade, quando os casais se casavam e iam para casa para a noite de núpcias, os vizinhos e parentes desenhavam uma lua com mel na porta da casa para dar sorte. Daí a expressão "lua de mel".

QUAL O SIGNIFICADO DAS ALIANÇAS ?
Elas são um elo (circulo) porque são como o amor não tem nem começo nem fim.

Porque o noivo fica do lado direito do Altar?
Na antiguidade o noivo entrava na igreja com sua espada, e no caso de ter que proteger sua noiva ficava mais fácil de tirar a espada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário em nosso blog: