segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Casamento Indu

Com a miscigenação cultural brasileira, passamos a conhecer hábitos, culturas e rituais que não nos eram familiares.

Um desses rituais que eu tomei conhecimento e achei muito bonito e com um significado que está profundamente relacionado com o dia a dia e a união de duas vidas é o casamento "indiano".

Durante o casamento indu são realizados vários rituais, sendo que um deles é o Saptapadi.

Seu significado, em tradução livre, é "sete passos" (sapta = sete, padi = passos). Ele consiste na parte mais importante do casamento para esta religião.

Segundo os escritos, durante o casamento de Shiva e Parvati, o noivo pediu que a noiva, após a circunvolução ritual do fogo, ficasse do seu lado esquerdo, para consagrar o casamento. Contudo, ela não concordou que o casamento fosse considerado realizado sem que lhe fossem concedidos sete pedidos. Shiva concordou e então ela pediu-lhe que também fizesse o mesmo. A partir de então esse ritual passou a integrar o casamento commo um costume.

Hoje os noivos dão sete passos em direção ao norte e a cada passo é recitado um compromisso que fazem um com o outro, vejam como são:

Todos os prazeres e a dor, dividirá comigo, seja aonde for, lá estarei.
Dou esse primeiro passo com você.

Eu protegerei nossa família, com nosso amor, que amo com meu coração pleno.
Dou esse segundo passo com você.

Lavaremos nossas mentes, limpas da poeira na água da sabedoria, que conhecemos e confiamos juntos.Dou esse terceiro passo com você.

Aproveitaremos nossa alegria e trabalho, reduzindo o sofrimento alheio.Dou esse quarto passo com você.

Que eu quero seus quereres e permanecerei sempre fiel.Dou esse quinto passo com você.

Que viveremos com nossos meios e saúde espiritual.
Dou esse sexto passo com você.

Que, com esse fogo por testemunha, você estará comigo até a morte,
Dou esse sétimo passo com você.

Após os noivos fazerem esses juramentos o celebrante diz: "que as responsabilidades éticas sejam cumpridas, que os recém casados compartilhem suas riquezas, que compartilhem seus momentos felizes e os menos felizes também, que se mantenham distantes dos cinco inimigos (raiva, medo, avareza, apego e egoísmo), que sejam felizes em todas as estações, que sejam fiéis em pensamento e acção, que cultivem juntos as virtudes".

Apenas então a esposa fica em pé do lado esquerdo do esposo. Isso simboliza que ele irá defendê-la sempre que for preciso, usando seu braço direito. Aqui conclui-se o casamento.

Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário em nosso blog: