quarta-feira, 15 de junho de 2011

Demoiselles



Casar é pagar a Língua !!!!

Sempre disse que algumas coisas eram frescuras de noiva, mas enfim, agora a caminho do altar vejo como são legais alguns aspectos do casamento que antes eu não valorizava !

O tema são as demoseilles, ou as damas adultas. Com o casamento do príncipe da Inglaterra o assunto virou pauta do dia. Muitos disseram que a irmã da princesa era “velha” para ser demoseille, mas enfim, quem melhor do que a irmã dela para estar ao seu lado ?




No Brasil isso não é (ou não era) costume, a maior parte das noivas e noivos opta pelas damas mais novas, crianças. Elas entram com as alianças ou antecipando a chegada da noiva.

A demoiselle tem outro papel no casamento. A sua presença diz respeito ao auxílio da noiva em situações nas quais ela não consegue “se virar” sozinha. As vezes o “se virar” é literal, como na saída do cortejo.

A noiva tem um vestido enorme e que limita bastante os seus movimentos, tentem pegar alguma coisa no chão de vestido de noiva, ou arrumar o próprio véu para sair da igreja: simplesmente impossível !!!

Então a demoiselle estará sempre presente e por perto para ajudar a noiva de forma bem discreta. A idéia é que ela não chame muita atenção, mas ao mesmo tempo faça diferença no cuidado com aspectos importantes e que precisam ser observados.

A origem das damas adultas surgiu na época do império romano. Diz-se que elas acompanhavam as noivas vestidas de forma semelhante com o intuito de confundir os maus espíritos que tentassem trazer má sorte na vida futura. Isso garantiria que nada de mal aconteceria ao casal.

Na Europa e EUA é bastante comum a presença das demoiselle (que tem origem no fracês e significa moça ou também Libélula). São amigas ou parentes próximas da noiva que tenham intimidade suficiente para auxiliá-la nos mais diversos aspectos e momentos do casamento, sendo uma compania e uma presença que lhe dê segurança e conforto no dia do casamento.

Não é preciso optar pelas demoiselles ou damas crianças, já que elas tem funções diferentes, mas é importante não sobrecarregar de pessoas o cortejo para não ficar com o altar absolutamente lotado de pessoas.
A roupa deve ser discreta, como já dito, e se houver mais de uma demoiselle precisa acompanhar a mesma cor (sendo possível a variação de tons). Não é preciso que tenha o mesmo modelo, já que nem sempre isso é possível em razão das características físicas de cada uma. Os penteados também não precisam ser iguais.


Não é preciso que haja glamour na roupa ou cabelo das demoiselles, mas sim que sejam graciosos. Eles devem estar em harmonia com o estilo geral das demais pessoas da cerimônia.
É importante lembrar que não precisam combinar com a noiva porque essa é única e não tem que combinar com nada !!!
 Também não é preciso que se tenha mais que uma demoiselle, isso porque ela é a acompanhante da noiva e pode cumprir a tarefa sozinha, como aconteceu no caso do casamento real.
Outra questão é que as demoiselles costumam levar uma flor nas mãos ou mesmo um pequeno bouquet, que não deve ser maior que o da noiva.
A idéia é ter uma pessoa próxima que vai acompanhar e ajudar a noiva durante a cerimônia, alguém que a um simples olhar entenda o chamado e venha socorrer a noiva. Sendo assim, como não há tradição nesse sentido no Brasil, pode-se ficar livre para fazer como preferirem, sempre pensando em não prejudicar o andamento da cerimônia.

Até mais,

Um comentário:

  1. Olá
    Meu nome é Lívia, vou casar agora dia 19 de novembro e seu blog me ajudou muito.
    Tenho duas amigas queridas e queria muito que elas fossem minhas madrinhas, mas infelizmente não consegui um par pra elas, mas depois da dica com certeza elas serão minhas demoiselles...
    Obrigada e muitas felicidades

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário em nosso blog: