quarta-feira, 13 de julho de 2011

DIY de Lencinhos Bordados

Faz algum tempinho eu mostrei para algumas amigas uma lembrança especial que fiz para o meu casamento.

A idéia surgiu depois que eu vi umas fotos de um casamento no site Knot e fiquei apaixonada pelo clima que parecia ter. A noiva preocupou-se com cada detalhe para que fizesse sentido no contexto do casamento e das relações que as pessoas tinham com os noivos.

Eu tenho essa preocupação com meu casamento também. Acredito que o que temos de mais valioso na vida são as nossas relações com os amigos e as pessoas mais importantes em nossas vidas, sejam elas parentes ou não. Acredito que família são as pessoas que amo, e queria de alguma forma mostrar isso em cada detalhe do meu casamento.

Pensando nisso planejei cada detalhe e cada "presente" que será dado aos nossos familiares e amigos.

Mas existem pessoas que são são especiais que não tem presente que chegue, não é ?! E com a grana curtíssima por conta da festa, da reforma, da vida nova que estamos construindo, como poderia dar algo realmente especial e que fosse guardado para sempre ?

Foi aí que eu vi essa foto e que me deu todas as respostas que eu precisava nesse sentido.



Não foi exatamente isso que eu fiz, e não posso mostrar o meu aqui porque perderia a surpresa do presente, que faz parte do pacote "casamento da Carol e do Paulo". Tudo é pensado para acontecer naquele momento, se anteciparmos perde a graça.

Mas algumas amigas viram e adoraram a idéia. Confesso que como uma boa noiva chorei vendo os comentários delas sobre o que eu tinha mostrado. Tudo fez mais sentido ainda.

Elas então pediram para eu mostrar como foi feito, então aqui vai um DIY de um presente mega ultra master especial.

Você vai precisar de lencinhos brancos lisos.


Eu comprei esses lenços presidente, da caixa laranja. Custaram R$ 3,60 a caixinha com 3 unidades





Caneta esferográfica comum, para marcar o que será bordado (facilita muito para quem não tem prática, como eu...rs...)

Você deve escrever no lenço o que será bordado (escrever mesmo). A letra "de mão" facilita o bordado porque não tem interrupções, você fará menos cortes na linha.


Você precisará de linha de bordado na cor preferida. As mais escuras dão mais contraste, eu escolhi azul marinho, a cor do meu casamento.


Agulha comum, que seja de tamanho suficiente para passar duas linhas.


Tesoura para cortar a linha.


Agora vamos ao bordado...

A linha de bordado tem 6 fios entrelaçados, você precisará usar dois por vez para não ficar muito grosso em relação ao tecido do lenço.
Separe os fios com cuidado para não dar nó. É só cortar a linha de um tamanho bom para costurar (uns 40cm), pegar dois fios e ir puxando devagar, com cuidado.


Passe a linha na agulha e dê um nó pequeno. Aí você começa como uma costura comum, deixando o nó na parte de trás do lencinho.

Passe a agulha por um espaço de lenço de uns 4mm sobre o traçado que você fez com a caneta.


Passe a linha na frente da agulha de forma que ela fique como uma "alça" na linha que passará por lá, esse será o ponto usado.


Ajuste o ponto para que fique certinho mas não puxe o tecido.
Se você puxar muito ficará franzido, não é legal, o melhor é ficar justinho, sem franzir e sem ficar muito largo.


Repita o mesmo ponto seguidamente pelo traçado de caneta. Quando for começar, coloque a agulha em um local bem próximo ao ponto anterior, para não deixar buracos.



Se precisar "voltar" com a linha para continuar a escrita, faça uma costura simples passando por dentro do bordado, assim não será aparente e você terá menos nós na parte de trás do lenço. Basta seguir costurando até o local que precisa da linha para continuar bordando. 



Continue o bordado até que termine as palavras escritas. A sua marca com a caneta ficará escontida sob a linha.


O resultado é bem parecido com o da foto que me deu a idéia. Você pode escrever o que quiser para as pessoas que vai presentear.


Depois não esqueça de passar por aqui para contar como ficou o seu lenço e a reação daquelas pessoas que os receberam.

Até mais,

2 comentários:

  1. Vc bordou p/ o seu pai né?! Até imaginoa carinha do meu pai ao receber um desse =]

    beijos e parabens pelo DIY

    ResponderExcluir
  2. coisa mais linda, vou fazer!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário em nosso blog: